Santa Cruz Cabrália é um município localizado na Costa do Descobrimento, na Mesorregião do Sul Baiano.
Pertencente a Costa do Descobrimento possui uma extensão litorânea de 165 km. 35% da população nasceu nesta região; 30% é oriunda de outros municípios do sul da Bahia e os 35% restantes é formado por pessoas que vieram de outros estados brasileiros e até mesmo de outros países, como Portugal, Alemanha, Suíça, Itália, Espanha, França e Argentina.
É uma das cidades históricas do estado da Bahia, por nela terem sido realizadas a 1ª Missa no Brasil, celebrada por Pe. José de Anchieta, em 26 de abril de 1500, na extremidade sul da Baía Cabrália, mais precisamente no distrito de Coroa Vermelha. onde até nos dias atuais encontra-se a ALDEIA TXAG’RU MIRAWÊ, onde pode-se observar os costumes e cultura indígena do povo Pataxó; A entrada é gratuita e fica aberta à visitação o dia todo, tem uma trilha guiada por anfitriões, explicando as armadilhas, histórias, curiosidade sobre plantas e vivências indígenas. Na Oca principal encontra-se os artesanatos, e o Awê, dança tradicional; o tradicional passeio de escuna em Santa Cruz Cabrália, que dura o dia todo, começa no porto e segue até o Recife de Coroa alta, onde é possível, com a maré baixa, observar corais e peixinho. Na volta, parada na pacata vila de Santo André para almoço, e na ilha do Sol, para compras de doces caseiros e o tradicional banho de lama no manguezal. Saídas diárias, às 10h, com retorno previsto para 17h de acordo a maré.
Cabrália como popularmente é chamada pelos seus moradores e transeuntes é uma cidade construída em dois planos, seguindo a tradição portuguesa, tendo sido criada na margem norte da foz do Rio Mutari pelo navegador português Gonçalo Coelho, comandante da segunda expedição ao Brasil, que aportou na Baía Cabrália em 1503 para ali deixar os primeiros missionários, aventureiros e degredados, deixados ao lado da Santa Cruz de Posse, e que trouxe consigo, como observador, o navegador Américo Vespúcio. Neste ano de 1503, o nome mudou de Terra de Vera Cruz para Terra de Santa Cruz.
A partir de 1973, com a conclusão da BR-101 e a construção da estrada ligando Porto Seguro a Santa Cruz Cabrália, o cenário do descobrimento, começam a atrair turistas. Em 29 de janeiro de 1981, o núcleo histórico de Santa Cruz Cabrália é tombado como Patrimônio Histórico, Cultural e Paisagístico.